terça-feira, 8 de abril de 2014

FINCÃO E REPOLHO

           
                  O fincão é um inseto de hábitos noturno. Também chamado barbeiro, sua picada pode transmitir o mal de Chagas. Vive nos ranchos de barro ou cascas de árvore e só sai de noite. De São Martinho, vieram morar na vila de Júlio de Castilhos algumas famílias que se tornaram políticos ferrenhos aqui na Vila. Como trabalhavam durante o dia, em época de eleições, saíam à noite para fazer propaganda causando um “mal” para os adversários. Eles ganharam o apelido de fincões.
            Houve um tempo em que havia uma grande rivalidade entre Tupanciretã e Júlio de Castilhos, principalmente entre jovens que iam a baile numa e noutra cidade. Contam que Leôncio Ortiz Bastos, muito divertido, trabalhava numa revendedora de automóveis, a Sulford, em Tupã e era chamado de fincão. Apelido que foi estendido a todos os de Júlio de Castilhos.
Aconteceu que Horácio Elias Portella, genro do velho Bôrtolo Brombila, possuía aqui uma grande lavoura às margens do Arroio Lagoão, onde na metade da área plantava centenas de mudas de repolho, a verdura mais vendida naquele tempo. E, no resto, plantava a batata doce que vendia totalmente aos armazéns da Vila. Porém na venda de repolho sofria a concorrência do seu cunhado André Brombila, que todas as manhãs, acompanhado de um filho, conduzia até a nossa vila dois carrinhos-de-mão de repolhos e outros legumes. Como o Horácio morava mais longe e só tinha um carroção, cada vez que vinha a Vila não conseguia vender mais do que 20 ou 30 repolhos o que, logicamente, não compensava seu trabalho.
Certo dia, aconselhado pelo Iseu Prat, funcionário da Exatoria Estadual, resolveu tentar a venda em Tupanciretã.  Enchendo seu carroção com quase 200 repolhos, de madrugada se foi àquela localidade e lá vendeu toda a carga, voltando, à tardinha, alegre com o resultado, e assim enquanto havia o produto, a cada 15 dias ele repetia a viagem.

            Leôncio Ortiz Bastos, um castilhense que trabalhava na Sulford de Tupanciretã, para vingar-se gostosamente começou a chamar os tupanciretanenses de repolhos e o apelido pegou com facilidade. Surgia assim, a repolândia e a fincolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário