terça-feira, 8 de abril de 2014

RUA DR. SOLON LEMOS


A Lei n° 3.118 seja de 27 de novembro de 2013, dá nova denominação à continuação norte da  Rua Pimenta de Moura.
Ter seu nome em uma via pública, bem ao alto da coxilha da terra que ele tanto amou, é um ato plenamente justificável, honrando a memória do nosso saudoso Dr. Solon, pois foram muitos e relevantes os serviços reconhecidos pelo Poder Público:

O Dr. Solon participou da Imobiliária Progresso que, com o dinheiro da comunidade e da Prefeitura, construiu o atual Hotel Castilhense, quando a cidade carecia de um local digno para hospedagem. A participação da comunidade, com quotas, foi idéia dele.
            Seu interesse pela criação de empregos na cidade era notável. Ele via que os jovens não permaneciam na cidade por falta de emprego e trouxe de Umuarama, no Paraná, duas pessoas para uma palestra que motivou a criação de uma “holding”.
Foi ele o criador da “Holding JC Empreendimentos S.A.” visando o desenvolvimento agro-industrial de Júlio de Castilhos, à qual dedicava toda a sua atenção. E conseguiu, novamente, que a comunidade subscrevesse quotas para sua criação. Com sua morte, o numerário arrecadado foi destinado à construção do Pavilhão Comercial que o Sindicato Rural usará em comodato por 20 anos.
Em outra ocasião, ele organizou uma excursão à Vacaria, em ônibus, levando empresários de nossa cidade interessados em conhecer o trabalho de desenvolvimento daquela comunidade, programa do então Prefeito, que lá estava tendo grande sucesso.
            O Dr. Solon Lemos foi um dos médicos mais bem preparados do passado. Embora generalista, especializou-se em pediatria no Hospital Maia Filho, de Porto Alegre, freqüentando enfermarias de traumatologia que, na época, fazia falta no nosso Hospital. Nessa área, ele dificilmente mandava um paciente para especialistas em Santa Maria.
            Quando na cidade havia apenas um Posto de Saúde, em seus últimos anos, até sua morte, dedicava as manhãs de quarta-feira para atendimento gratuito aos necessitados.
  Ele impulsionou a criação da nossa APAE, e foi o seu primeiro Presidente.
            Foi Presidente do Clube Félix da Cunha e, quando a sociedade passava por dificuldades, voltou a pertencer ao grupo de presidentes que reabilitaram o Clube.
         Foi presidente do Rotary Clube de Júlio de Castilhos, entidade que visa o reconhecimento das profissões e prestou, juntamente com seus companheiros, inúmeros serviços à Comunidade.
          Foi Diretor do Teatro de Amadores de Júlio de Castilhos e membro do Conselho Municipal de Cultura, evitando que o antigo cinema continuasse sem a finalidade cultural com que foi doado e deixasse de pertencer à comunidade.
  Dotado de uma ótima voz, participou da única novela radiofônica histórica de nossa terra.
            Para não trair seus princípios de honestidade não aceitou ser candidato único com o apoio dos dois partidos da época. No entanto, por interesse e amor a Júlio de Castilhos foi candidato a Prefeito pelo seu partido.          
        Pessoa educada e de fino trato, granjeou vastíssimas amizades e sempre esteve presente, assessorando a todos os prefeitos de sua época, independentemente do partido a que pertenciam.
            Por lamentáveis circunstâncias não mereceu em vida a honraria de ser Cidadão Castilhense. Mas, ninguém amou mais sua terra adotiva que ele e é indiscutível a grande expressão humana, social e cultural que ele teve em nosso município.

Resta-nos, portanto, aplaudir sensibilizados esta homenagem que tanto veio a agradar sua família e seus inúmeros amigos, preservando, indelevelmente, a exemplar memória do Dr. Solon Lemos, para além do horizonte dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário