sexta-feira, 11 de abril de 2014

SERAFIM BRAVO

SERAFIM CORREA DE BARROS — O HERÓI DE TRÊS GUERRAS     
        
                                                                                                                       (Firmino Costa)

            Serafim nasceu em 2 de agosto de 1817 e foi batizado com mais de quatro meses, em 9 de dezembro, em Santa Maria. Não se pode afirmar, mas é quase fora de dúvidas que Serafim teria nascido em território atual de Júlio de Castilhos, nas proximidades de São Pedro Tujá (Abacatu). O certo é que passou toda a sua existência na Fazenda Vista Alegre. Foi sepultado no antigo Cemitério dos Azevedos, em Tupanciretã, junto com sua esposa Carolina e mais tarde transladado para o cemitério da cidade.
            Pouco se sabe do menino. Apenas que sua mãe, Ana Maria de Jesus, com 22 anos, o levou a Santa Maria onde ele foi batizado. Foram padrinhos o próprio vigário, Pe. Antônio José Lopes e sua avó materna, Vicência Maria de São Joaquim. (Não existia ainda a Capela de São Martinho, que ficaria mais perto).
            Um fato talvez explique a presença de sua mãe em nossa região:
            Agostinho Soares da Silva, morador de Santa Maria, tinha uma sesmaria em São Pedro Tujá. Sua mulher era tia da mãe de Albino Silveira, com quem, a partir de 1822, ela se uniu e teve mais seis filhos, entre eles o Fundador de Tupanciretã.
           
            Por volta de 1835 ou 36, Serafim teria sido levado para os campos da futura Vista Alegre. Tinha 19 anos e era chamado de Serafim José Jacinto. Usando como sobrenome o nome do avô materno, um dos primeiro povoadores de Santa Maria.
            Só depois da Revolução Farroupilha, em 1845, ele soube que seu pai havia falecido, em 28 de agosto de 1836, em Bagé, e que tinha mais cinco meio-irmãos. Contam que era muito parecido com o pai, físicamente e pela maneira de falar, e foi muito bem recebido por eles.
            Além de bens em território brasileiro, foram partilhados no Uruguai as fazendas de Caraguatá e outra às margens do Jaguari. Embora dilapidadas por 9 anos, no inventário, ainda foram encontrados 8.000 bovinos, eqüinos, muares e ovinos.

SERAFIM E A REVOLUÇÃO FARROUPILHA — 1835 – 1945

            Por volta de 1840, a tropa republicana, sob o comando de José Gomes Portinho, com 26 anos, operava em nossa região (São Bernardo-Tupanciretã). Serafim, com 23 anos, já entusiasmado em combater o Governo Imperial e sentindo no peito o despontar da energia, a audácia, o valor e a têmpera que ele trazia no sangue, resolveu acompanhá-lo.
            Seu gênio militar encontra raízes no tio-avô materno, Ten. Cel. Zeferino José Jacinto, que foi inexcedível na luta, morrendo gloriosamente em 1839, nas proximidades de Cruz Alta e sento enterrado, como homenagem do Presidente da República Rio-Grandense, na então capital, Caçapava.
             
            Hábil no manejo da lança e da espada e absoluto no domínio de seu cavalo conquistou em seguida o posto de alferes.
            A primeira noticia que se tem, em outubro de 1841, como tenente Serafim José Jacinto, foi ao encontro com um piquete do Loureiro, um comandante missioneiro onde, apesar de contar com um número inferior de cavaleiros, leva a guarda avançada de vencida em bela escaramuça.

            Em 22 de abril de 1842, ainda como tenente, comandando 36 praças entrou nos campos do imperialista João Gonçalves Padilha, o Padilha Rico, para uma diligência. Cai, no entanto, em uma emboscada de uma força de mais de 60 homens de Melo Bravo.
            O “valoroso e benemérito oficial”, na linguagem de Portinho, reconhecendo a superioridade do inimigo, projetou uma retirada. A manobra é percebida e Serafim foi perseguido. Pressentindo que seria alcançado por cavalariano bem montados e que estava com sua cavalaria cansada pela grande marcha da noite anterior, andou mais uma meia légua e viu-se forçado a tomar posição e carregar sobre o inimigo que vinha a meia-rédea.
            Depois de um renhido combate, com heróica bravura, derrotou-os completamente, obrigando-os a uma desesperada fuga, deixando no campo da batalha doze praças e dois sargentos mortos. Além de vinte cavalos encilhados, entre os quais o do próprio Padilha que, ferido, fugiu a pé.  Entre suas baixas, Serafim lamentou a morte de apenas dois homens, um deles, seu irmão, o Alferes José Jacinto. E, entre os feridos, oito homens e dois extraviados.

            Nessa época, Serafim já havia conhecido Carolina Josefa Leopoldina, uma moça de rara beleza, filha de um fazendeiro de uma sesmaria nas proximidades da atual Fazenda de São Pedro do Tarumã. Num intervalo de lutas, antes do fim da Revolução, volta à querência e casa com ela entre 1843 e 44, indo arranchar com sua mãe numa coxilha que deu o nome de Fazenda da Vista Alegre.

SERAFIM E A CAMPANHA DO URUGUAI — 1851-1852

            Cumprindo um Tratado de Aliança, com o Uruguai e os governos de Entre Rios e Corrientes, representado pelo Gen. Urquiza, o Brasil é solicitado a auxiliar no combate ao ditador Gen. Juan Manuel de Rosas.
            Em junho de 1951, o Conde de Caxias, é nomeado o comandante em chefe do Exército Nacional e reúne, em Livramento, as forças que para ali mandara convergir e as organiza, criando o 1° Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional. Deu-lhe o comando do Cel. José Alves Valença (pai do nosso Dr. Valença) e Serafim foi confirmado no posto de Capitão em 30 de agosto de 1851, com 31 anos, no comando de uma de suas Companhias. O 1° e 2° Regimento formavam a Brigada comandada por Portinho, então com 37 anos.
            O Exército Brasileiro compunha-se de 18.000 homens, 11 navios e 6 vapores ancorados na foz do Rio da Prata. Com uma única batalha, a de Monte Caseros, em 3 de fevereiro de 1852, Rosas é derrotado e asila-se num navio de bandeira inglesa.
            Em 3 de agosto de 1852, o 1° Regimento é dissolvido no Arenal, em Santa Maria.da Boca do Monte e, pela valentia e arrojo nas pelejas, Serafim ganha então a “Medalha de Prata do Campanha do Uruguai” e a “Ordem Imperial da Rosa” que lhe deu o título de Comendador e o livre acesso a palanques oficiais e atos públicos.

SERAFIM E A GUERRA DO PARAGUAI. — 1865 - 1870

            Em fevereiro de 1865, a Câmara de Cruz Alta denuncia a presença de tropas paraguaias a 37 léguas da Vila. A presença de um paraguaio em Campo Novo, a título de explorar minas, preocupa as autoridades com o perigo de “tornar-se de uma hora para outra, teatro de mortandade e, sobretudo, saques” e o Presidente da Província manda o Brigadeiro José Gomes Portinho a Cruz Alta para organizar a 4ª Divisão de Cavalaria da Guarda Nacional para guardar as fronteiras do município.
            Portinho reúne, com dificuldade, 3.400 homens e ruma para as margens do Paraná onde acampa.
            A “Divisão Portinho” fazia parte da 5ª Brigada do Cel. Antônio Mascarenhas de Camelo Júnior e dela fazia parte o 1° Corpo Provisório comandado por Serafim.

            A coluna de Portinho leva 25 para cruzar o Rio Paraná, devido às fortes chuvas e falta de meios de transporte e animais. De Encarnación, em 26 de junho de 1869, começa a triunfal incursão no território paraguaio em direção a Yjuty, percorrendo dezesseis léguas “por caminhos quase intransponíveis, cortados de inúmeros arroios, extensos banhados e atoleiros”.
            Dia 28, o Ten. Cel. Serafim e o Mj. João da Gama Bentes Juvenis, com 250 praças a cavalo, duas bocas de fogo e 50 infantes, entram em Duarte-Cuê e prosseguem na vanguarda até São Miguel. O inimigo, 10 ou 12 homens, foge para os matos deixando sete cavalos encilhados.
            A vanguarda brasileira, que sempre foi comandada por Serafim, chega ao Passo de Tuty e desbarata todas as pequenas guardas encontradas. Leva três dias para cruzar o rio que estava a campo fora, com nado de setenta braças. Serafim passa pelo povo de Yjuty, que estava abandonado e vai encontrar uma força inimiga de duzentos homens defendendo a boca de uma picada. Guerrilha fortemente com ela, fazendo dois prisioneiros, três mortos e deixando escapar alguns feridos.
            A 13 de agosto, a coluna já havia transposto o rio e a vanguarda, graças à atividade valor e intrepidez de Serafim, e chega a cinco léguas do inimigo. No dia seguinte à distância chega a duas léguas onde estava Vernal com 1.300 homens e três canhões, além de receber de Ascurra mais dois canhões, um Batalhão de Infantaria e um Regimento de Cavalaria a Pé. Apesar de tão poderoso, o inimigo depois de manter vivo fogo de fuzilaria e metralha não resistiu à investida corajosa de Serafim flanqueando sua tropa e o inquietando constantemente e acabou batendo em retirada.
            Esta notável ação do Exército Brasileiro é descrita no jornal “A Reforma” de 17.6.1870:
            “Dia 21 de julho de 1869, o Cel. Portinho bate-se com uma coluna paraguaia de mais ou menos dois mil homens, comandadas pelo Cel. Vernal usando a artilharia e infantaria depois de duas horas de vivo fogo. Desbaratado o inimigo, caiu-lhe a cavalaria em cima com todo o denodo, cabendo o mais importante lugar entre ela ao 1° Corpo de Cavalaria do intrépido Ten. Cel. Serafim Correa de Barros”.
            Da Ordem n° 30, de Portinho ao Marechal de Exército, Conde d´Eu, Comandante em Chefe das Forças Brasileiras em Operação no Paraguai, transcreve-se:
            “O Ten. Cel. Serafim Correa de Barros, a frente do 1° Corpo ao seu comando, com intrepidez e galhardia, carregou por vezes sobre o inimigo, rompendo sempre as massas e desmantelando os quadrados que procuravam formar”.
            Assim, depois de sucessivos triunfos, avançando à medida que enfraquecia a resistência, a coluna chegou, a 5 de agosto, a Peribebui e, pouco depois, desmorona definitivamente a força paraguaia.
           
            Pelos serviços prestados na Campanha do Paraguai, por Decreto de 22 de junho de 1870 da pasta da Guerra, Serafim foi promovido ao posto de Coronel Honorário do Exército Nacional, título, aliás, que ele nunca usou.

            Pelas narrativas históricas de tradicional bravura, os brilhantes episódios das três guerras onde participou, dos notáveis feitos e das manobras criadas por seu gênio militar, seus camaradas lhe deram o cognome de Serafim Bravo. E, se mais instrução tivesse teria tido o título de Barão.

            Serafim viveu, ainda, dezesseis anos de paz na sua Fazenda da Vista Alegre, no Distrito de Vila Rica, sempre admirado por seus chefes militares e gozando de justo prestígio no do Município de São Martinho. Ali, encontrou o merecido repouso na glória eterna daqueles que ajudaram a escrever a história da luta pela defesa e liberdade da Pátria Brasileira.
            Que sejam tempos de paz os tempos que hão de vir. De compreensão e amizade, não apenas entre todos os rio-grandenses com ideologias diferentes. Nem somente entre nós e a nobre nação paraguaia. Mas com todas as outras nações que envolvem o Brasil com o significativo abraço de suas posições geográficas.  Mas tempos em que, pela intensa participação na história de nossa terra, pela valentia e arrojo, pela virilidade de seu braço, pela energia de seus sentimentos cívicos, Serafim Bravo viva para sempre como motivo de orgulho e admiração, na memória de seus descendentes e da gente de nossa terra.

           

           

           



                       
                       


                                  

                                                                                    

                       
                       
                       
     
                       

                                              
                       







Nenhum comentário:

Postar um comentário