quinta-feira, 10 de abril de 2014

FOTOTECA E HEMEROTECA

FOTOGRAFIAS ANTIGAS  

    Possuímos uma coleção de fotografias antigas que dizem respeito a Júlio de Castilhos. A ela demos o nome de "COLEÇÃO FIRMINO COSTA". Em cada foto publicada vai este crédito para que as pessoas saibam que existe a coleção e nos ofereçam outras mais. Teremos já mais de mil fotos que testemunham nosso passado.
     Elas tem um Índice Onomástico onde estão acontecimentos e pessoas identificadas na foto. As fotografias em cartão estão em um móvel de madeira. Em pastas encadernadas estão os outros tipos de fotos (em papel fotográfico). No momento são cinco pastas. Número 1 e 2: fotos de acontecimentos. Número 3,4 e 5: de pessoas.
     Em pastas-sanfonas com alfabeto estão mais fotos não catalogadas. São duas: uma com fotos em branco e preto e outra com fotos coloridas.
     É grande nosso arquivo digital de fotos copiadas e devolvidas.
     Algum dia este material que fornecerá subsídios para trabalho de história do município estará em um futuro Arquivo Histórico de Júlio de Castilhos. Aguardamos sempre que você contribua com  novos exemplares!

JORNAIS ANTIGOS

     Em nossa coleção possuímos:
     "A Convenção" -- É o primeiro jornal de Vila Rica, fundado em 18 de agosto de 1901. São 36 exemplares, a partir do Ano I n° 2.
     "O Popular" -- Que seria o 5° jornal, fundado em 31 de março de 1907. Temos encadernados centenas de exemplares. Podemos consultar dados de 1907 até 1926!!!
    "Rebate" -- O 6° jornal, fundado em 3 de junho de 1907. São, apenas, 12 exemplares.
    "A Reserva" -- O 8° que se tem notícia. Pequena encadernação de dezenas de exemplares.
             Estes são os jornais mais antigos de nossa cidade. Temos outros em nossa coleção.
    "Cruzeiro do Sul" -- Fundado em 12 de outubro de 1926 foi até 1930. Conseguimos 50 exemplares.
    "Jornal Serrano" -- Fundado em janeiro de 1931. Dezenas de números.
    "Alliança" -- Fundado em 1935. Temos 60 exemplares avulsos.
    "Correio do Estado" -- Fundado em 3 de julho de 1938. Quase a coleção completa encadernada, até                 1941.
    "Doutrina" -- Fundado em 1939. Durou um ano. Um exemplar teve a tiragem de 8.200 exemplares.                     Praticamente todos os números, encadernados.
    "Democracia" -- Fundado em 20 de julho de 1947, circulou até 53. Resgatamos algumas centenas e
             estão encadernados.
    "A Mutuca" -- Fundado em 16 de fevereiro de 1951 foi até 54. Avulsos, dezenas deles.
    "O Planalto" -- Fundado em 16 de março de 1955, circulou até 1959. A coleção completa nos foi                      doada por Elvirinha Vargas e está devidamente encadernada.
    "A Notícia" -- Fundado em 7 de setembro de 1959 circulou até 93. Tem uma pilha de 25 centímetros                a espera de encadernação. Darão vários volumes.
    "A Voz do Planalto" -- Fundado em 25 de dezembro de 1969. Praticamente coleção completa.
    "O Independente" -- Fundado em 5 de abril de 1975, circulou até 1997. São quatro volumes                           encadernados com a coleção completa. Nele encontram-se ótimas fotografias daquela época e são     ótimos subsídios para a história da cidade.
    "Comunidade - Imagem e vida" -- São 3 revistas de 1974 e 75.
   
          Além desses outros pequenos jornais compõem a nossa hemeroteca. Os jornais encadernados estão à disposição para consultas programadas e podem ser fotografados, sem sair, no entanto, de nossa casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário